5 dicas para fazer campismo

Hi everyone!

Como já sabem, o campismo faz parte da minha vida desde que nasci. Durante a minha fase de escuteiro, que durou cerca de 15 anos, aprendi imensas coisas sobre esta actividade, que ainda hoje me ajudam na minha vida diária. E, ao contrário do que dizem, acampar não é para todos, pois é necessário algum instinto de sobrevivência para suportar a privação de certas coisas, para além do conhecimento de certas noções importantes, que nos levam a tomar as decisões certas. Deste modo, se já estão a pensar em colocar a vossa tenda às costas, prestem atenção a estas ideias base que devem ser tidas em conta e que podem determinar o sucesso da vossa aventura.

Comprem uma tenda impermeável e resistente: Para além de vos abrigar, a tenda vai permitir o vosso resguardo durante a noite, logo, devem comprar uma que seja resistente às adversidades climatéricas e ao ruído.  

Escolham um local consoante a vossa experiência de campismo: O local deve ser escolhido conforme a vossa experiência neste tipo de actividades, ou seja, se são novatos nestas andanças, convém escolherem um sítio perto de restaurantes, de casas de banho e de lugares onde possam, por exemplo, carregar os telemóveis. Pensem que a experiência vos pode correr mal e que devem ter um plano de recurso.

Não se esqueçam de levar certos artigos: Há coisas que temos mesmo que levar para o campismo, como sacos de plástico, repelentes, lanternas, papel higiénico, tripla, canivete, abre-latas, abre-caricas, isqueiro, comprimidos e uma caixa de primeiros socorros, para o caso de existir algum acidente, por mínimo de seja.

Tenham cuidado com o tipo de comida e de bebida que levam: A escolha da comida e da bebida é outro factor a ter em conta. Normalmente, os enlatados, as batatas fritas, as comidas simples (frango, croquetes, rissóis…) são as favoritas, assim como as garrafas de água e os refrigerantes. Mas tenham cuidado para não levarem alimentos que se estraguem ao sol ou que precisem de ser aquecidos. Para além disso, é aconselhável o uso de arcas frigoríficas para conservar as bebidas, caso acampem no Verão.  

Sejam limpos e organizados: A realidade é que ter uma atitude cívica faz parte da boa prática desta actividade. Deixem o espaço limpo, usem os contentores e conservem a natureza. É um dever nosso preservar o património natural.  

Bom, por agora, da minha parte está tudo! Resta-me apenas desejar-vos umas boas aventuras e esperar que se divirtam!

Abraços do vosso escuteiro!